A Odontologia é dependente da Radiologia em todas as especialidades. Existem inúmeras condições cujos diagnósticos requerem exames radiográficos. Existem muitos tipos de aparelhos para realizar variadas radiografias, para satisfazer a inúmeras situações, desde pequenas radiografias para visualizar um único dente, até radiografias maiores, permitindo a visualização da face inteira. A radiografia será solicitada/realizada apenas quando for indispensável, de forma a não expor o paciente à radiação desnecessária, que, embora seja muito pequena, inclusive menor que a radiação ambiental, não é desprezível. Cada tipo de radiografia oral e maxilofacial possui uma indicação específica, e um tipo não substitui o outro.
As principais indicações são:
- Diagnóstico de cáries ou infiltrações;
- Diagnóstico de patologias endodônticas (tratamento de canal);
- Diagnóstico e acompanhamento de doença periodontal;
- Visualização de dentes inclusos;
- Visualização de fraturas dentárias;
- Visualização de fraturas ósseas;
- Visualização de patologias orais, como cistos ósseos, cálculos glandulares, dentre outras;
- Planejamento ortodôntico;
- Planejamento de reabilitação protética;
- Planejamento de colocação de implantes;
- Planejamento de cirurgias em geral.
Como funciona?
A radiografia é o registro fotográfico de uma imagem produzida pela passagem de uma fonte de raios-x através de um objeto. A imagem final pode ser descrita com uma imagem bidimensional composta de preto, de branco e de uma variedade de tons de cinza sobrepostos, dependendo, dentre outros fatores, da densidade do objeto. De uma maneira geral, as estruturas mais calcificadas são mais densas e radiopacas, ou seja, têm a imagem mais branca. Por isso é o exame de escolha para visualizar dentes e ossos. Já as estruturas menos calcificadas são mais radiolúcidas, ou seja, têm a cor mais escura. Patologias como por exemplo cistos intraósseos e cáries dentárias possuem imagem radiolúcida.
Os principais tipos de radiografia são:
- Radiografia periapical: É utilizado um pequeno filme, posicionado dentro da boca (intraoral), com um aparelho específico, visando à obtenção de uma imagem de um único dente, ou de uma pequena área da boca. Em geral, quando o cirurgião-dentista necessita de pequena quantidade de radiografias periapicais, ele mesmo realiza no consultório. Um exame periapical completo compreende um conjunto de oito radiografias periapicais de cada arcada, e costuma ser solicitado a clínicas radiológicas.


- Radiografia interproximal ou bite-wing: O filme é o mesmo da periapical, com o mesmo aparelho. Este filme é deitado, e posicionado entre os dentes posteriores, permitindo a visualização das coroas das arcadas superior e inferior simultaneamente.

- Radiografia oclusal: O aparelho é o mesmo das periapicais, mas o filme é ligeiramente maior. Tem como objetivo visualizar a arcada superior ou a inferior separadamente.

- Radiografia panorâmica: Usa-se um filme grande, desta vez por fora da boca (extraoral) num aparelho que gira em torno da cabeça do paciente. O objetivo é visualizar os ossos maxila e mandíbula, juntamente com suas estruturas adjacentes, como órbitas, seios maxilares, fossa nasal e articulações têmporo-mandibulares. Diferentemente das radiografias intrabucais, as radiografias panorâmicas não revelam com clareza pequenas lesões como cárie, perda óssea, e aumento do espaço periodontal, sendo mais indicadas para uma visão geral.

- Radiografia cefalométrica: Também requer um filme grande, num aparelho próprio, com o paciente de perfil. Obtém-se uma imagem do crânio com visão lateral. É pré-requisito para a avaliação para tratamento ortodôntico, permitindo análise dos ângulos e distâncias estratégicas das estruturas ósseas e dentárias envolvidas. Na maior parte das vezes, é realizado o traçado cefalométrico, onde estas medições são feitas.

- Outras: Existem, ainda, outros tipos de radiografias extraorais para ossos do crânio, úteis para visualizar fraturas ou outras patologias, porém são mais realizadas em ambiente hospitalar, com mais frequência em serviços de emergência.